quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Engenharia Civil aposta em Inovação em Máquinas e Equipamentos

Conheça agora as inovações em máquinas desenvolvidas para o setor de engenharia civil e como esses equipamentos auxiliam os profissionais do mercado.
máquinas-e-equipamentos-inovadores
Projetar novas possibilidades para gerar mais lucro e diminuir o tempo de conclusão das obras, é meta para o setor de engenharia civil.
Mesmo com a crise em diversos países, o setor de construção civil se mantém em expansão e crescimento contínuo, planejamentos e operações necessitam de equipamentos inovadores para acelerar a conclusão e entrega das obras no tempo determinado, com as novas tecnologias implementadas nas máquinas isso já vem mostrando-se bem eficiente.
As inovações em máquinas, produtos e materiais não só otimizam o tempo de entrega das construções, mas também visam a diminuição de desperdícios no canteiro de obras, obtendo maior êxito na compra dos materiais utilizados em todo o processo de construção.
Inovação em Máquinas e Equipamentos
Dentre as inovações que já estão operando no mercado podemos destacar a AnviJet-650, da empresa Anvi, uma projetora de argamassa que atinge o desempenho de até 2m3 por hora, indicada para a aplicação de grauteamento em alvenaria, esse equipamento ligado a um compressor de ar pode realizar chapisco, reboco, monocapa e fireproofing, além de armazenar 320kg de argamassa em sua cuba, com certeza uma máquina eficiente e potente para a construção civil.
Destaque da empresa Casa Express são os painéis pré-moldados para a construção de paredes e lajes, esse equipamento pode ser moldado na própria obra ou em fábricas por meio de fôrmas de pista de concreto e perfis metálicos, possuem espessura total de 11,5 cm são compostos por duas camadas externas de concreto comum e 6 cm de espessura de núcleo, os painéis reduzem a geração de resíduos nas obras, agilizam a montagem de casas térreas, sobrados e germinadas, além de reduzir o tempo de montagem de estruturas.
Para a instalação de concreto a injeção impermeabilizante da empresa Sika Fuco Eco proporciona um sistema de mangueiras de PVC capazes de injetar diversos produtos como acrílico e poliuretano na estrutura da construção, este equipamento evita a necessidade de perfurar o concreto para a instalação de bicos de injeção de juntas de construção, além de selar fissuras e vazios, um equipamento muito utilizado no exterior, mas que já está ganhando o mercado nacional de construção civil.
Entre outras máquinas e equipamentos inovadores podemos citar pernas mecânicas, cimentos ecológicos, equipamentos para pintura, sistemas para construção sustentável e muito mais, a cada nova necessidade de otimização de tempo, modernas máquinas são desenvolvidas para o setor de engenharia civil, este processo trás lucro para empresas construtoras e redução de resíduos para os proprietários dos imóveis.
Agora que você conheceu um pouco mais das inovações em máquinas e equipamentos para o setor de engenharia civil, compartilhe esta notícia com seus amigos e colegas de trabalho!
Escrito por: Tamires Almeidda

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Suíça conclui a perfuração do túnel mais longo do mundo, 53 km até a Itália

Suíça conclui a perfuração do túnel mais longo do mundo, 53 km de extensão até a Itália
suica tunel 53km
Após uma década e meia desde o início das obras, foram concluídos na última semana os serviços de perfuração do Túnel de Base de Gothard, nos Alpes Suíços, com 57 km de extensão.
A estrutura, que abriga instalações ferroviárias e liga as cidades de Zurique, na Suíça, e Milão, na Itália, desbancou o Seikan Tunnel, no Japão, com 53 km, e é agora o túnel mais longo do mundo.
O empreendimento, que foi construído a dois mil metros abaixo do solo para modernizar o túnel já existente de 15 km de extensão, está orçado em mais de 12 bilhões de francos suíços, o equivalente a 12,58 bilhões de dólares.
tuneal suica 53km
A partir de 2016, quando entrará em operação, o túnel poderá receber até 300 comboios, sendo que os comboios de passageiros poderão circular a uma velocidade de 250 km por hora, e as composições de carga atingirão 160 km por hora, o dobro da velocidade atual.
A previsão é de que a viagem entre Zurique e Milão seja feita em menos de duas horas. Segundo a estatal suíça CFF, mil pessoas serão selecionadas em janeiro para fazer a primeira viagem no novo túnel.
tunel suica ate italia
As obras mobilizaram 2.500 trabalhadores diretos, sendo que oito foram mortos em acidentes durante os trabalhos.
Fonte: Engenharia É

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Objetos de vidro são impressos em 3D pela primeira vez

Por Redação do Site Inovação Tecnológica -  

Impressão 3D de vidros
A equipe está muito interessada na exploração artística de suas criações, como mostra a projeção de luz sobre um dos objetos criados pela impressora 3D de vidros (à direita). [Imagem: John Klein et al. - 10.1089/3dp.2015.0021]

Impressão 3D de vidros
Engenheiros do MIT conseguiram superar o desafio de usar a impressão 3D para fabricar peças de vidro.
"Nós apresentamos uma impressora de extrusão totalmente funcional para vidros opticamente transparentes," escrevem John Klein e seus colegas.
A impressora 3D para vidros é um pouco mais complicada do que as similares projetadas para usar tintas de plástico ou cerâmica devido à necessidade de manter as altas temperaturas necessárias à fusão do vidro.
A "tinta" é formada por micropartículas de vidro transparente, que são derretidas em um forno elétrico acima da impressora. O vidro já fundido desce até o bocal, também aquecido por resistências elétricas, onde sua aplicação é controlada para formar o objeto desejado.
Finalmente, a câmara de deposição - o local onde o objeto é construído - é fechada e aquecida para dar a têmpera, evitando que o vidro se resfrie rapidamente e corra o risco de quebrar.
Impressão 3D de vidros
Esquema da impressora de vidros 3D. [Imagem: John Klein et al. - 10.1089/3dp.2015.0021]
Engenharia e arte
A equipe destaca que o grande desafio para construir seu protótipo foi encontrar um material eficiente e economicamente viável para construir o bocal, pelo qual o vidro deve escorrer livremente, sem grudar - a melhor solução encontrada foi o óxido de alumínio.
A grande restrição da impressora 3D de vidro é que os objetos não podem ter ângulos fechados porque, neste estágio do desenvolvimento, o bocal ainda tem um diâmetro elevado, além de precisar depositar as camadas rapidamente para que o vidro não endureça.
Mas a equipe parece querer explorar nichos onde não se aplicam as preocupações tradicionais dos processos industriais de alto volume: "Esta pesquisa reside na interseção do design, engenharia, ciência e arte, o que representa uma abordagem altamente interdisciplinar," escrevem eles.
Bibliografia:

Additive Manufacturing of Optically Transparent Glass
John Klein, Michael Stern, Giorgia Franchin, Markus Kayser, Chikara Inamura, Shreya Dave, James C. Weaver, Peter Houk, Paolo Colombo, Maria Yang, Neri Oxman
3D Printing and Additive Manufacturing
Vol.: Online Ahead of Print
DOI: 10.1089/3dp.2015.0021