segunda-feira, 27 de abril de 2015

Invisibilidade mecânica - agora para arquitetura e engenharia

Por Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/04/2015

Invisibilidade mecânica - agora para arquitetura e engenharia
Em uma colmeia comum (esquerda), um furo é compensado por uma distorção (direita). As forças externas operam como se o furo não existisse - como se ele fosse invisível.[Imagem: T. Bückmann/KIT]

Matemágica
Os mantos da invisibilidade e todos os metamateriais que os viabilizaram foram possíveis graças a avanços na matemática, envolvendo campos como a transformação de coordenadas, que viabilizaram a óptica transformacional e, por decorrência, seu uso para manipular as ondas eletromagnéticas, fazendo as coisas sumirem de vista.
Mas o poder dessa quase "matemágica" é maior do que parecia. No ano passado, uma equipe do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, na Alemanha, adaptou o conceito para materiais tridimensionais, criando o primeiro manto da invisibilidade mecânica, um material que faz "desaparecer" qualquer coisa posta embaixo dele.
Agora, a mesma equipe foi além, desenvolvendo ferramentas matemáticas que permitem o uso da técnica para virtualmente qualquer material ou estrutura 3D, de qualquer tamanho: as estruturas de um edifício, por exemplo.
Para lançar as bases daquilo que pode ser uma revolução na arquitetura e na construção civil, Tiemo Bückmann e seus colegas simplificaram as técnicas matemáticas de transformação de coordenadas espaciais usando a estrutura de favos de mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário