Já se falou praticamente tudo sobre o uso das impressoras 3D e as apostas são muitas: de criação de próteses à construção de casas inteiras. Sim, a impressão em 3D está em alta e já traz mais uma novidade: ela deverá ser usada para construir uma ponte em Amsterdam, na Holanda, a partir de setembro deste ano.
Quem já visitou Amsterdam sabe que os diversos canais que compõem o visual da cidade adicionam um charme extra à visita. E para cada canal há sempre uma ponte correspondente, é claro. A diferença é que em breve será possível atravessar a primeira ponte criada por uma impressora em 3D com materiais sustentáveis, graças à tecnologia desenvolvida pela empresa MX3D.
Normalmente as impressões em 3D são feitas em uma caixa fechada, que limita o tamanho e a localização de cada impressão. A diferença aqui é que um método de impressão “fora da caixa” foi utilizado pela empresa, permitindo que praticamente qualquer coisa possa ser impressa pelo aparelho – incluindo pontes, é claro. Para isso são usados robôs portáteis para impressão, capazes de imprimir qualquer coisa em qualquer lugar.
Ainda não se sabe onde a ponte será construída, mas o progresso da construção poderá ser acompanhado em um centro de visitantes aberto ao público a partir de setembro. Dá uma olhada:
https://youtu.be/pZNTzkAR1Ho
Nenhum comentário:
Postar um comentário