A cidade vertical projetada pelos escritórios OMA e Buro Ole Scheeren em Singapura, conhecida como The Interlace, foi eleita o Edifício do Ano 2015 ao fim doWorld Architecture Festival (WAF). Elogiada por ser “um exemplo de pensamento arquitetônico ousado e contemporâneo”, segundo o diretor do WAF, Paul Finch, o projeto é o oitavo a receber a honraria e é considerado pelo júri uma “abordagem nova e radical em relação ao habitat contemporâneo em um ambiente tropical.”
Além do edifício do ano, também foram anunciados os vencedores das categorias Projeto Futuro, Paisagem, Projeto de Pequena Escala e o Color Prize. Conheça os vencedores, a seguir.
The Interlace é um dos empreendimentos residenciais mais ambiciosos da história de Singapura, criando uma intrincada rede de habitações e espaços sociais entrelaçados com o ambiente natural. Em vez de seguir a tipologia comum de habitação da região – conjuntos de torres isoladas – o que é vertical torna-se horizontal, e o conjunto é composto por 31 blocos de apartamentos de seis pavimentos de altura e 70 metros e comprimento cada. Com os blocos empilhados em arranjos hexagonais em torno de oito grandes pátios abertos, a proposta cria uma rede de ambientes internos e externos que conformam uma variedade de espaços compartilhados e privativos em diversos níveis.
Este é um impressionante projeto que cria uma nova tipologia urbana que mitiga o impacto destrutivo da rodovia expressa e gera uma oportunidade a partir de um espaço público abandonado. O edifício terá um impacto positivo em muitas agendas municipais e imobiliárias de todo o mundo.
Paisagem do Ano: Yanweizhou Park (China) / Turenscape International
Yanweizhou Park apresenta uma solução ecológica replicável e resiliente para a gestão de grandes inundações. Localizado no encontro de três rios, cada um com aproximadamente 100 metros de largura, o projeto faz uso de uma estratégia inovadora para criar uma margem escalonada para os rios coberta com vegetação nativa adaptada a inundações. Os pavilhões e caminhos de pedestre do parque são integrados aos níveis da margem e se adaptam às inundações sazonais.
O projeto foi elogiado por seu “impacto significativo na mitigação das inundações e uso de pontes para conectar as localidades de maneira lúdica, criando comunidades em ambas as margens do rio.”
O prêmio Projeto de Pequena Escala do Ano foi concedido à proposta Lidingövallen, um estádio de futebol em miniatura na Suécia, projetado por Dinell Johansson. Elogiado por sua resposta imaginativa e grande impacto, apesar da pequena escala, os jurados chamaram o edifício de “um resultado heroico”.
Recognized as the best use of color across the year’s 338 shortlisted entries, the judges felt that the use of color contributed to a strong piece of architecture that saw form and color integrate seamlessly.
Todos os comentários foram feitos pelo júri do WAF
Nenhum comentário:
Postar um comentário