quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ford apresenta 3ª geração do seu sistema de conectividade na Campus Party






Publicado por IDGNOW!, Escrito porCarla Matsu
26/01/2016 - 14h31
Durante feira de tecnologia, executivos da companhia detalharam nova versão do sistema de conectividade que chega ao mercado brasileiro em 2016
A Ford apresentou nessa terça-feira (26) durante a Campus Party 2016, em São Paulo, a terceira geração de seu sistema de conectividade SYNC 3. 
A plataforma, que também dá suporte aos sistemas CarPlay da Apple e Android Auto do Google, conta com comandos de voz para funções do smartphone, permitindo que o motorista se mantenha conectado sem precisar por as mãos do volante e tirar a atenção da pista.
A montadora já havia lançado o SYNC 3 nos Estados Unidos no ano passado. Porém, por aqui não confirmou uma data específica para quando o sistema será entregue aos proprietários de carros Ford e quais modelos receberão primeiro a atualização, dizendo apenas que o lançamento brasileiro acontece nesse ano.
O SYNC 3 é um completo redesenho das versões anteriores. A última versão está mais intuitiva, com ícones de funções maiores, todos os mapas foram redesenhados e, segundo a Ford, está dez vezes mais rápido que a segunda geração. A atualização se dará via porta USB ou WiFi. 
Apesar do SYNC ser um sistema global da companhia, diz Gustavo Schiavotelo, engenheiro chefe da Ford América do Sul, há certas particularidades do sistema que precisam ser trabalhadas localmente. Para isso, um time de engenheiros brasileiros contribuiu com a terceira geração do produto, incluindo o desenvolvimento de mapas, o recurso de reconhecimento de voz e testes do sistema como um todo. 
Vocação tecnológica
É o quarto ano que a Ford comparece a Campus Party, maior evento de tecnologia da América do Sul, para dar anúncios importantes da companhia. Na edição do ano passado, lançou um hackathon para desenvolvedores "campuseiros". Para Steve Armstrong, presidente da Ford América do Sul, a vocação da fabricante nos últimos anos – a de ter se transformado em “uma companhia de tecnologia” – se alinha com a essência da feira.
“Hoje nos reconhecemos como uma companhia de tecnologia. Abrimos centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo e em 2015 inauguramos um centro em Palo Alto”, disse o executivo durante coletiva de imprensa. 
O novo Research and Innovation Center, em Palo Alto (CA), coloca a Ford como vizinha de gigantes da tecnologia, incluindo Google, Apple e Tesla e uma importante universidade, a Stanford University. Na ocasião do lançamento do centro, a companhia já havia declarado que a localização era estratégica. 
Tal proximidade também reforça os rumores que surgiram no final do ano passado de que Ford e Google anunciariam a criação de uma empresa pra avançar, juntas, tecnologias para direção autônoma. A expectativa era que o anúncio seria dado na Consumer Electronics Show 2016, em Las Vegas, no início de janeiro, o que não aconteceu.
O Wall Street Journal reportou que as duas companhias ainda consideram a parceria citando pessoas familiarizadas com os planos. O acordo resultaria em uma nova empresa, onde a Ford desenvolveria software e sistemas para componentes automotivos e o Google focaria no software autônomo principal. Uma parceria do tipo teria a oportunidade de eclipsar muitas montadoras, por exemplo.
Steve Armstrong não confirmou o acordo, porém disse que vê gigantes de tecnologia como parceiras e não rivais.
“Como você pode ver temos parcerias com o Google para o Android Auto e a Apple com o Carplay. Nós as vemos como parceiras em vários sentidos e o mundo está mudando em termos de espaço e a forma como operamos, eu não as vejo necessariamente como uma ameaça e sim como uma parte importante de como fazer negócios. E onde elas tiverem um serviço, nós poderemos colaborar com elas”, diz o executivo em entrevista ao IDG Now!, lembrando que a Ford já firmou parcerias no passado com Microsoft e Panasonic.
“Acho que isso demonstra que nós estamos cooperando e colaborando e o mercado está mudando. Nós somos parte do mesmo grupo de tecnologia. São produtos um pouco diferentes que oferecemos, mas somos o mesmo grupo de tecnologia”, completa. 
Recentemente a Ford anunciou uma parceria com a Amazon e seu hub de conectividade para casa, o Echo. O objetivo é que o assistente pessoal e o SYNC 3 conversem, permitindo que usuários controlem funções dos automóveis a partir de casa e vice-versa.
Quanto à meta de colocar um carro integralmente autônomo nas rodovias nos próximos anos, a Ford tem se saído na frente de algumas concorrentes. Durante a CES 2016, a montadora foi a primeira a testar a tecnologia autônoma em condições de neve

Nenhum comentário:

Postar um comentário