terça-feira, 17 de maio de 2016

Madeira transparente pode substituir vidro e plástico

Escrito por: Indústria Hoje em 17/maio/2016

Madeira transparente: material tem menor tempo de degradação
madeira-transparente
São Paulo – A mesa de vidro da cozinha da sua casa pode ser feita de madeira no futuro. Isso porque cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, conseguiram deixar o material tão transparente e resistente quanto o vidro.
Com a técnica que remove componentes químicos e a coloração natural do tronco das árvores, a madeira pode se tornar uma opção de material para a confecção de móveis e até de projetos arquitetônicos com menor impacto ambiental, já que a madeira tem tempo menor de biodegradação do que o plástico.
“Ficamos muito surpresos com o quanto o material pode ser transparente”, declarou Liangbing Hu, em seu texto sobre o projeto no Advanced Materials.
O processo que dá transparência à madeira tem duas etapas. Primeiro, é preciso cozinhá-la em água, hidróxido de sódio e outros produtos químicos por cerca de duas horas.
Dessa forma, lignina, molécula responsável pela cor da madeira, é eliminada. Feito isso, os pesquisadores derramaram epóxi sobre o material para torná-lo mais resistente – vale notar que esse componente é prejudicial ao meio ambiente.
madeira-transparente-desenvolvida-na-suecia
Madeira transparente: material foi desenvolvido na Suécia
Qual é o problema com a madeira transparente? Por enquanto, o tamanho. Os cientistas só puderam criá-la com o tamanho máximo de cinco por cinco polegadas com espessuras que variam entre a de uma folha de papel e a de 1 cm.
Na Suécia, há um projeto similar ao que é conduzido nos Estados Unidos. Ele é de autoria de Lars Berglund, pesquisador do Instituto de Tecnologia KTH Royal. A ideia é parecida com a dos cientistas da Universidade de Maryland.
Madeira: material ficou 85% transparente com nova técnica química
Madeira: material ficou 85% transparente com nova técnica química
O processo consiste na remoção da cor de pedaços finos da camada superficial do tronco de uma árvore. Com isso, a transparência obtida é de 85% — número que Berglung espera aumentar com mais tempo de pesquisa.
“Muitos arquitetos demonstraram interesse, eles querem levar mais luz para os seus prédios”, disse Berglund, segundo o FastCoDesign.
No entanto, o pesquisador acredita que o processo pode ser caro para o consumidor final, apesar de viável para a produção em massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário